Seja bem-vindo(a). Hoje é

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

ITINERÁRIO DA TURMA 2009.1 - de 04 e 05 / 10 / 2010 ( Museu Geológico da Bahia ) e 02 a 05 / 12 / 2010 ( Morro do Chapéu - Chapada Diamantina )

MUSEU GEOLÓGICO DA BAHIA

O Museu Geológico da Bahia é um museu brasileiro localizado na Avenida Sete de Setembro 2.195, no Corredor da Vitória, em Salvador.
O museu dispõe de estrutura, instalações e coleções equiparadas com alguns dos melhores museus, de mesmo tema, em funcionamento nos Estado Unidos e na Europa.
Após a reinauguração em Março de 2002, se tornou uma boa opção para os estudantes adquirirem novos conhecimentos sobre geologia, mineralogia, pedras preciosas, mineração, história e outros assuntos. Vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, o museu já está se transformando em um novo centro cultural e de lazer.
Entre as raridades de seu acervo, destaca-se o granito Azul Bahia, típico da Bahia, cotado internacionalmente em cerca de US$ 500 cada metro quadrado, e uma réplica do meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro, encontrado em 1784, no município baiano de Monte Santo e classificado como o 11º mais importante do mundo.
Em uma sala denominada de “Energia dos Cristais”, encontram-se peças muito interessantes, como gemas e pedras semipreciosas, bolas de cristal e artesanatos feito com conchas. Uma outra sala está reservada para a coleção Otto Billian, fundador da Empresa Baiana de Minerais. Durante 50 anos, ele reuniu uma coleção de mais de quatro mil peças, das quais destacam-se os cristais de quartzo, as pedras preciosas, os minerais e réplicas de diamantes famosos, além de livros, revistas e manuscritos que falam sobre o assunto. Possui ainda um confortável auditório, com capacidade para 125 pessoas e equipado com projetor, sistema de som digital e recursos tecnológicos. De quinta a domingo, o espaço funciona como cinema, com uma programação predominante de filmes de arte. Nos outros dias, o auditório é destinado a atividades educativas, eventos culturais e científicos.

MORRO DO CHAPÉU

Morro do Chapéu é um município brasileiro do estado da Bahia. Localiza-se a 384km a noroeste da capital do estado, na zona oriental da Chapada Diamantina e possui altitude média de 1.100 m. Os pontos de maior altitude podem chegar a 1.350m, sendo, portanto, uma das cidades mais frias do estado com temperaturas beirando os 10ºC em algumas épocas do ano.
A economia da região é fortemente baseada na agropecuária de subsistência, e apesar do potencial ecoturístico da região, essa característica é pouco explorada nesse município. Suas principais atrações turísticas são a Gruta dos Brejões e a Cachoeira do Ferro Doido.
O clima é tropical de altitude, com a classificação internacional da escala de köppen como Csb com temperaturas amenas, por volta de 18 a 24 °C. No inverno, já foi verificada a temperatura de 5°C, nos horários de maior frio.

Pesquisar é indispensável