Seja bem-vindo(a). Hoje é

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Estágios da evolução da vida desde o Criptozóico até o Fanerozóico

Eon Criptozóico

Era Pré-cambriana: Correspondente a 80% da história geológica da Terra. Divide-se em dois períodos: o Arqueano e o Proterozóico. Período Arqueano: o planeta tinha uma atmosfera rica em CO2  e uma temperatura de superfície de cerca de 1.000oC. A crosta endureceu e se formaram os oceanos. Registra uma chuva de meteoros e o surgimento de vida aquática na Terra. Os organismos eram procariontes. Período Proterozóico: Surgiram os eucariontes. Formas de vida simples, pluricelular invertebrada, começaram a aparecer no fim da Pré-cambriana e foram os precursores dos metazoários do Cambriano. O planeta começou a congelar, a Terra virou uma bola de neve. O fenômeno quase acabou com todos os seres pluricelulares simples, sobrevivendo apenas os que habitavam uma delgada faixa de mar na linha do Equador, que teria permanecido a 10oC.
 Eon Fanerozóico
 Era Paleozóica: Divide-se em seis períodos: Cambriano: Caracterizou-se por uma explosão evolutiva da vida marinha.  Ordoviciano: Nessa época surgiram os peixes. Uma glaciação matou 55% das espécies há 450 milhões de anos. Siluriano: Caracterizado pelo surgimento das plantas terrestres. Devoniano: Houve a colisão dos continentes europeu e norte-americano, e muitas regiões sofreram intenso vulcanismo e movimentos sísmicos. No final do Devoniano, grande número de invertebrados marinhos desapareceu sem que se conheça o motivo. A flora do período é, no entanto, relativamente pobre em comparação com a do Carbonífero. Carbonífero: Os primeiros répteis surgiram e se formaram grandes florestas em que predominavam as gigantescas pteridófitas dos pântanos. Permiano: Uma extinção maciça aconteceu na Terra entre o Permiano e o Triássico, eliminando 90% das criaturas marinhas, 70% das espécies vertebradas terrestres e quase todas as formas vegetais, extinção essa causada pelo impacto de um corpo celeste.
Era Mesozóica: Abrangeu os períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo. Triássico: Surgiram os primeiros dinossauros, de início pequenos e bípedes. Jurássico: Predominavam os répteis, entre os quais a espécie mais numerosa era a dos dinossauros. Cretáceo: Se caracteriza pela fauna de dinossauros bizarros, tartarugas e crocodilos, répteis voadores, mamíferos como os marsupiais e primatas e os insetívoros, os triconodontes e os multituberculados.
Era Cenozóica: era geológica que compreende os períodos Terciário e Quaternário. Terciário: Foi a época em que surgiram as montanhas e durante o qual a face do planeta assumiu sua forma atual. Divide-se em: Paleoceno: Caracterizado pelo desenvolvimento dos mamíferos primitivos e pela queda de temperatura em escala planetária. Eoceno: Caracterizado pelo clima ameno. Oligoceno:  Vulcões explodiram transformando o verde em mata seca. Mioceno: Época em que se completou o dobramento de cadeias montanhosas como o Himalaia e os Alpes. Plioceno: Caracterizado pela presença dos grandes carnívoros e pelo surgimento do Ardipithecus ramidus. Quaternário: Marcado pelo aparecimento do homem. O Quaternário divide-se em Pleistoceno e Holoceno. Pleistoceno: Caracterizado pelo aparecimento do homem de Java, Heidelberg e de Pequim (conhecidos como Homo erectus Florisbad (África do Sul), da Rodésia (África) e do homem primitivo de Neanderthal (Alemanha), esses conhecidos como Homo sapiens. Outra característica dessa época é a extinção dos grandes mamíferos e as várias glaciações. Holoceno: época atual, abrange os últimos dez mil anos, após as glaciações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar é indispensável