Seja bem-vindo(a). Hoje é

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ESTUDO DE FÓSSIL EXPLICA TRANSIÇÃO DE DINOSSAUROS DO JURÁSSICO

O alvarezsauroide não pertence ao ramo das aves
por Katherine Harmon
Sollers Portia de Sloan

O grupo de dinossauros que, ao longo das eras, gerou o Tyrannosaurus rex e as aves modernas têm um novo membro, do gênero alvarezsauroide. O fóssil, de 160 milhões de anos, chamado de Sollers Haplocheirus (ou "mão hábil"), foi descrito em estudo publicado em 29 de janeiro na revista Science.

O Haplocheirus parece ter sido realmente hábil. Com uma garra enorme em cada antebraço, esses bípedes carnívoros eram provavelmente escavadores especializados, de acordo com os autores do novo estudo.

O esqueleto fossilizado, descoberto em 2004, estava bem preservado no que é hoje a bacia de Junggar, na China. O novo dinossauro é 63 milhões anos mais velho que qualquer um de seus parentes próximos conhecidos e 15 milhões de anos mais velho que o antigo pássaro Archaeopteryx.

O dinossauro alvarezsauroide, com seus braços curtos e seus três dedos, também tem olhar muito semelhantes às aves. "Quando descrevemos pela primeira vez os membros desse grupo, pensamos - bingo, são as aves primitivas!", disse Jonas Choiniere, principal autor do estudo e doutorando na Universidade George Washington University, em entrevista para a Science.

Mas como novas espécies foram encontradas e descritas, muitos pesquisadores começaram a suspeitar que os pequenos alvarezsauroides fossem de uma linha diferente de terópodes.

"O que definitivamente o achado do Haplocheirus esclarece”, disse Choiniere, "é que os alvarezsauroides não são pássaros. São dinossauros terópodes, estreitamente relacionados aos pássaros, mas não realmente um ramo de aves".

“A idade do Haplocheirus realmente amplia nossos registros fósseis", Choiniere em uma entrevista para Science. Segundo ele,“o Haplocheirus é um fóssil de transição, porque mostra uma etapa evolutiva na forma de como as patas dos alvarezssauros evoluíram das de seus antecessores". Há 160 milhões de anos, o novo gênero já tinha braços curtos e garras longas, típicas dos alvarezsauroides, mas seus braços são mais longos e as garras são menores que as espécies do Cretáceo.

Esse dinossauro tinha cerca de 6 a 7 metros e meio de comprimento, era um pouco maior do que um alvarezsauroide. "Já que o tamanho inicial da linhagem era maior, sugere um padrão de miniaturização dos alvarezsauroides", segundo os pesquisadores ─ em seu paper, isso é uma tendência "relativamente rara em dinossauros".

Assim Haplocheirus é um novo olhar em alguns dos traços que mais tarde viria a definir outros membros de seu grupo. "É uma transição", Choiniere disse na entrevista para Science. "Estamos vendo a primeira etapa de um processo evolutivo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar é indispensável